Afinal, o nazismo era de esquerda ou de direita? Eu e Adriano Gianturco, professor de Ciência Política do Ibmec (MG), ajudamos a revista Mundo Estranho a responder a pergunta. A resposta está na edição de abril; clique na imagem acima e confira!
Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com
Caro Rodrigo, estava pesquisando o assunto, “nazismo, direita ou esquerda” e achei esse seu site. Achei interessante sua divisão das ideologias no espectro da direita a esquerda. Mas, discordo dele em vários pontos: primeiro, você não pode definir vertentes como direita ou esquerda com regimes específicos de países, como nazismo e facismo ou comunismo. Estas são definições que incorporam um conjunto de normas vigentes em alguns países. Assim, por exemplo, o nazismo, observado o programa de 25 pontos de Hitler, de 1920, contém aspectos de liberalismo e socialismo, como a intervenção do estado na economia. O comunismo contém muito mais pureza no socialismo do que o nazismo, de qualquer uma das filosofias clássicas. Para colocar uma forma, como o nazismo, o fascismo ou o comunismo em um espectro de esquerda e direita, é preciso observar o que eles contém de cada um dos conceitos originais, seja o aspecto humano ou economico. Daí para o passo seguinte, então, dizer se de extrema esquerda ou direita, já passa a ser outra questão. Uma coisa é certa, não se pode atribuir ao nazismo ser de extrema direita por que ele não prima nem um pouco pelo liberalismo. Se você acha que ele era um pouco mais a direita ou a esquerda, já é outra questão.
Um abraço.
Características do nazismo e do fascismo:
1) Nacionalismo Xenófobo.
2) Militarização de toda a sociedade.
3) Contrários a democracia, ao liberalismo (político e econômico) e a esquerda política.
4) Defensores de uma sociedade hierarquizada e patriarcal.
5) Defensores de um Estado ditatorial, forte e centralizador.
6) Defensores da pureza racial (caso dos nazistas em particular).
7) Defensores de valores ultraconservadores.
8) Intolerância à grupos sociais e valores diferentes do tradicional.
9) Desprezo pelas artes e pela intelectualidade.
10) Criação de inimigos como causa unificadora do país.
Existem muito mais características, porém enumerei dez delas. Um resumo que poderia se fazer do nazifascismo são o radicalismo, o irracionalismo e o obscurantismo de suas posições políticas.
Abraços!
O nazismo e o fascismo são incompatíveis com a esquerda política, pois conceitos como igualdade e justiça social são rejeitados pelos nazifascistas. Os nazistas e fascistas também não se identificam com a direita liberal.
O nazifascismo tem mais coisas em comum com o conservadorismo de direita do que com qualquer outra vertente política. Porém uma coisa tem que ser dita: nem todo conservador é nazifascista, mas todo nazifascista é conservador, ou melhor, ultraconservador.
Para aqueles que acham que os nazifascistas eram de esquerda, como explicar o apoio dado a eles pelos grupos mais conservadores e retrógrados da Europa da época? Como explicar o apoio de ultraconservadores como o filósofo Emil Cioran e o jurista Carl Schmitt ao movimento nazifascista? Tudo isso são mostras que os nazistas e fascistas não tinham nada em comum com o campo da esquerda.
Uma outra questão: não foram só os judeus que foram perseguidos pelos nazistas na Europa. Outros grupos étnicos como os ciganos, por exemplo, também foram perseguidos, assim como toda a esquerda política, seja a sua vertente radical (anarquistas e comunistas), seja a sua versão mais moderada (social-democratas e trabalhistas).
Em suma o nazifascismo não dá para ser enquadrado nem na esquerda e nem na direita liberal. Eles eram e são de extrema-direita.
Os tipos de ideologias políticas abaixo:
Espectro Político:
Extrema-Direita:
Fascismo
Nazismo
Direita:
Conservadorismo
Neoliberalismo (Liberalismo Libertário)
Centro-Direita:
Direita moderada
Centro:
Centrismo e Fisiologismo
Centro-Esquerda:
Trabalhismo
Social-Democracia
Liberalismo Social (Liberalismo Igualitário)
Esquerda:
Socialismo Democrático
Extrema-Esquerda:
Anarquismo
Comunismo
Abraços!
O nazismo era de esquerda ou de direita? a estupidez não tem limites, o Donald Trump é marxista ou é simplesmente um atrasado mental.