Um dos mais renomados historiadores militares de todos os tempos, Beevor descreve em detalhes a aposta final de Hitler para vencer a Segunda Guerra Mundial: a batalha das Ardenas.
Em dezembro de 1944, o ditador alemão lançou sua última grande ofensiva contra os Aliados. Ao atacar a região da floresta das Ardenas, na Bélgica, Hitler pretendia dividir as tropas britânicas e americanas, empurrar seus inimigos de volta para as praias do Canal da Mancha e forçar um acordo de paz em separado que o permitisse vencer os russos no Front Oriental. E quase obteve sucesso. Durante um dos mais rigorosos invernos do século XX, com neve e frio extremo, parte dos soldados Aliados se rendeu e outra parte retrocedeu a ponto de a estratégia alemã se aproximar do êxito.
O sucesso inicial nazista e o contra-ataque Aliado em janeiro de 1945 são narrados com maestria por Antony Beevor em A Batalha das Ardenas, lançamento da Crítica, selo da Planeta de Livros. Um dos mais renomados historiadores militares de todos os tempos, Beevor é autor dos já consagrados Stalingrado, Berlim 1945, Creta e Dia D, best-sellers internacionais. Formado no Winchester College e na Academia Militar de Sandhurst, Antony Beevor (aluno e pupilo do célebre historiador John Keegan) foi agraciado como o título de “Sir” pelo príncipe Charles, no palácio de Buckingham, em fevereiro de 2018.
Envolvendo mais de 1 milhão de soldados, o confronto nas Ardenas, também conhecido como “batalha do Bulge”, se tornou a mais importante do Front Ocidental. E Beevor deu à história do combate a mesma narrativa detalhista e empolgante que o consagrou. Usando tanto documentação oficial quando relatos pessoais, o historiador britânico descreve o cotidiano e as ações dos soldados da infantaria anglo-americana, das divisões Panzer e dos principais comandantes da batalha e da guerra, como os generais Patton, Bradley, Eisenhower e Montgomery (do lado Aliado), e Model, Von Rundstedt, Von Manteuffel e Sepp Dietrich (do alto-comando alemão).
Com mais de 540 páginas e edição luxuosa, com dezenas de fotos e mapas detalhados dos movimentos das tropas em combate, A Batalha das Ardenas é altamente recomendável!
Por Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com
Para saber mais sobre o autor, acesse www.antonybeevor.com
Para comprar ou saber mais sobre o livro, acesse a página da Planeta de Livros.
Deixe um comentário