Perfil

Rodrigo Trespach. Foto: Tiago Trespach

 

Rodrigo Trespach nasceu em 1978, em Osório, Litoral Norte gaúcho. É casado e pai de dois filhos. Com formação em História e mais de duas décadas de experiência como pesquisador e genealogista, Trespach é autor de dezoito livros, entre eles, O Lavrador e o Sapateiro (2013), Quatro Dias em Abril (2016), A Revolução de 1930 (2021),  Grandes Guerras e Às margens do Ipiranga (2022), 1824 (2023) e Os nomes da Independência (2024).

Autor de editoras como HarperCollins Brasil e Grupo Editorial Record, também escreve artigos e reportagens para jornais e revistas brasileiras e internacionais (Zero Hora, National Geographic, História Viva, História da Biblioteca Nacional, Aventuras na História, Tópicos, da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, BBC History e Leituras da História, entre outras).

Além de escrever, Trespach é notícia frequente nos jornais Zero Hora, Correio do Povo, Folha de S. Paulo, O Globo, entre outros. Também participa de programas em canais de televisão e rádio (Rádio Globo, CBN, Jovem Pan, Rádio União, Rádio Gaúcha, Rádio Nacional, Rádio Senado, Vale TV, Record TV, Rede Gazeta e History Channel, entre outros). Tem participado de vários eventos literários, tais como LER – Salão Carioca do Livro, Bienal de São Paulo e Bienal do Rio de Janeiro e Feira do Livro de Porto Alegre, entre outros.

É sócio-fundador e membro honorário da AELN – Academia de Escritores do Litoral Norte gaúcho, instituição da qual foi presidente em duas oportunidades (2008-9 e 2012-3) e na qual ocupa a cadeira número 1, cujo patrono é Antônio Stenzel Filho. Além disso, foi presidente do Conselho de Cultura de Osório.

Membro do IHGRGS – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, colabora ainda com o IGL – Institut für Geschichtliche Landeskunde, da Universidade de Mainz, na Alemanha, em pesquisas sobre imigração; e com a Genera, nos projetos SobreNomes (nomes de família e ancestralidade) e Meu Populário (lendas e folclore).

Em 2011, foi agraciado pelo município de Domingos Martins (ES) com a Distinção Personalidade Cultural. Em 2013, foi Patrono da 7.ª Feira do Livro de Capão da Canoa (RS). Em 2015, foi um dos seis pesquisadores biografados no livro Famílias de Origem Alemã no Rio Grande do Sul, como homenagem pela contribuição dispensada a pesquisa da Imigração Alemã no RS.

Em 2017, foi o Patrono da 32ª Feira do Livro de Osório (RS) e homenageado pela AEMB (SP), pela obra dedicada à pesquisa da Imigração Alemã no Brasil. Em 2018, foi o Patrono da 9ª Feira do Livro de Atlântida Sul (RS); em 2019 foi Patrono da 15ª Feira do Livro de Imbé e da 39ª Feira do Livro de Camaquã (RS). 

Em 2022, recebeu a condecoração Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional. No mesmo ano, foi o vencedor do Prêmio Descobertas do Ano AH, categoria Destaque do Ano, promovido pela revista Aventuras na História.

Para saber mais detalhes sobre as publicações de Rodrigo Trespach acesse a página Publicações.