O moleiro Christian Mauer chegou ao Brasil no transatlântico Der Kranich (passageiro número 212). Embarcado em Hamburgo em 20 de setembro de 1825, chegou ao Rio de Janeiro em 19 de janeiro de 1826; tinha, segundo a lista de passageiros disponível no Arquivo Nacional, 28 anos de idade e vinha de “Hessen-Darmstadt”. Sabemos hoje que Mauer era de Freimersheim, próximo a Alzey, no Palatinado, e pelo menos duas gerações anteriores a emigração são conhecidas.
Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul foi passageiro na sumaca Nova Sociedade, onde consta como “avulso” (=solteiro). O costeiro deixou o RJ em 3 de fevereiro de 1826 e chegou a Porto Alegre em fevereiro. Da capital se dirigiu a São Leopoldo, aonde chegou em 27 de fevereiro de 1826 (C-333, p. 44, 99/404).
Por Rodrigo Trespach
Solicite a história e a genealogia da família Mauer, clicando aqui.
Se achou nosso trabalho de pesquisa importante e deseja colaborar com ele, clique no botão abaixo e faça uma doação em qualquer valor. Obrigado!
Gostaria de ter mais informações da origem das familias, meu vô Francisco dizia que éramos descendentes de judeus.
Olá meu nome é Esdras, a família da minha é do interior de Torres, meu avô se chamava Francisco Silveira da Costa, e a minha avó Docelina Elias da Costa, eles eram primos.
Meu pai era de Santo Antonio da Patrulha, e os meus avós paternos eram Valdivina Silva Ramos e Leopoldo Viana Ramos.
O meu Bisavô, pai do meu avô José Viana Ramos e o pai da minha VÓ PATERNA ÉRA ANTÔNIO NUNES
Boa tarde, me chamo Leila SImon e sou da família MAGNUS que veio neste mesmo navio para o Brasil e vieram a colonizar o que hj é o interior de Torres/RS e sul de SC.
Vc poderia me informar a fonte das informações que vc conseguiu?
Agradeço de coração pela ajuda, estamos fazendo esforço de montar a árvore genealógica da família!
Grata,
Leila Simon