No dia 5 de fevereiro, estive em Rolante para o lançamento da pedra fundamental do Memorial Sicredi Caminho das Águas e o anúncio de um novo projeto de pesquisa. Confira a matéria abaixo!
Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com.br
A Sicredi Caminho das Águas realizou nesta quarta-feira (5) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de seu memorial, que será instalado na Avenida Coronel João Link, 749, em Rolante, município onde tem sua sede. O evento marca o início de um projeto que busca valorizar e preservar a história centenária da instituição financeira cooperativa, com o objetivo de compartilhar sua trajetória com a comunidade e reforçar os valores do cooperativismo.
A iniciativa tem como base o resgate da memória institucional da Sicredi Caminho das Águas, que completará 102 anos em 28 de outubro de 2025, data prevista para a inauguração do espaço. O memorial será instalado na antiga residência de Pedro Alberto Ostjen, segundo presidente da cooperativa, de 1937 a 1940. O imóvel, adquirido recentemente pela instituição, passará por um processo de avaliação e adaptação para receber o projeto, que será conduzido pela museóloga Daniela Schmidt, da empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, com apoio de uma equipe multidisciplinar.
“Este memorial é mais do que um resgate histórico; é um investimento no futuro do cooperativismo. É uma forma de honrar as pessoas que construíram a Sicredi Caminho das Águas ao longo de mais de um século, preservando nossas raízes para que as próximas gerações compreendam a força e a relevância do cooperativismo em nossas comunidades”, destaca o presidente do Conselho de Administração, Álvaro Link.

Com o lançamento da pedra fundamental, a Sicredi Caminho das Águas inicia uma nova fase do projeto. O imóvel será avaliado por uma equipe de arquitetos e restauradores para que as adaptações necessárias respeitem as características originais do local. Paralelamente, o trabalho de resgate e curadoria do acervo seguirá com o objetivo de selecionar materiais que contem a trajetória da cooperativa de forma envolvente e informativa. Durante a cerimônia, também foi anunciado que o historiador e escritor Rodrigo Trespach vai produzir um livro comemorativo dessa história.
O memorial será mais um marco no legado da Sicredi Caminho das Águas, reafirmando sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua e para o fortalecimento do cooperativismo. “Queremos que este espaço inspire não apenas a comunidade local, mas também turistas, estudantes e pesquisadores a conhecerem a essência do cooperativismo e sua importância para um futuro mais sustentável”, afirma o presidente.

Texto: Drops do Cotidiano | Fotos: Lucas Willers
Deixe um comentário